cariátides, produção de projetos e eventos culturais ldª | Tel: 22 609 2497  |  correio@cariatides.pt  |  © 2019 Porto

  • facebook

Olhar Aprendiz – As múltiplas formas do olhar

 

produção / mai.'19

exibição / mai'19 – set.'19

 

Fundação de Serralves

 

Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço educativo da Fundação de Serralves 2018-2019 que "teve como tema de reflexão os "modos de ver. "Ver pode ser analisado de muitas perspectivas: observar, mas também perceber, descortinar e constatar. Logo, podemos "ver" com os olhos físicos, mas também com os da imaginação".

In: Desdobrável da exposição

 

Concepção da exposição: Denise Pollini + Cariátides

Montagem e produção: Diana Cruz + Cariátides

Sacaria 4.7
 
conceção / jun.'18 - dez. '18
produção / dez. '18 - jan '19
exibição / jan.'19 - jan.'20
 
Câmara Municipal de Ovar
Em conjunto com os ateliers Providência Design e United by Design, integramos a equipa responsável pelo desenvolvimento de todo o projeto expositivo, cabendo à Cariátides o tratamento de conteúdos e acompanhamento de produção. Apresentando peças do espólio do Museu Municipal e de particulares, filmes, imagens de arquivo e entrevistas, a exposição criou uma ligação transversal entre passado, presente e futuro revelando a importância do oficio da sacaria, de forte tradição local, no concelho de Ovar.
Variaciones sobre una tradición: de los Pañuelos de Amor a los Bordados con Poesía
concepção / mai.'18 - set.'18
produção / out.'18
exibição / nov.'18 - fev.'19
Ministério da Cultura
Exposição apresentada no Museo Regional de Guadalajara, no âmbito da representação portuguesa na Feira Internacional del Libro de Guadalajara no ano em que Portugal foi convidado de honra.  
Com curadoria de António Ponte esta exposição apresentou a tradição dos Lenços de Namorados sob o olhar da contemporaneidade.
Este projecto expositivo foi desenvolvido em parceria com a United by Design.
Arquiteturas Móveis
 
produção / mai.'18
exibição / jun.'18 - set.'18
 
Fundação de Serralves
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves. "O tema do Projeto Anual com Escolas 2017/2018 partiu do manifesto "Arquitetura Móvel" do arquitecto húngaro Yona Friedman que o apresentou 1956 e onde "anteviu um mundo baseado na flexibilidade, um mundo móvel que se pudesse adequar às diferentes necessidades dos habitantes das cidades."
In: Desdobrável da exposição

Concepção da exposição: Denise Pollini + Cariátides Montagem e produção: Diana Cruz + Cariátides.
Desejo, Desígnio, Desenho
 
concepção / mar.'17 - mai.'17
produção / mai.'17
exibição / jun.'17 - out.'17
 
Museu do Dinheiro, Banco de Portugal
 
Exposição de homenagem a Francisco de Holanda nos 500 anos de sua morte  (1517-2017).
Através de trechos da sua obra tratadística, nomeadamente dos seus Diálogos de Roma bem como uma selecção de desenhos apresentou-se este artista do Renascimento português que privou com Miguel Ângelo, viajou pela Europa e que deixou um vasto legado artístico e filosófico.
 
Concepção da exposição: Margarida Cunha Belém + Gabriella Casella + Francisco Providência
Desenho da exposição: Providência Design + Cariátides.
Cabeça de Júlio César
 
produção / mai.'17-jun'17
inauguração / jun' 17
 
Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
A Cariátides foi convidada a produzir a exposição da Cabeça de Júlio César, um busto em mármore do séc. I pertencente ao Museu Regional Rainha D. Leonor, sito em Beja.
A identificação desta peça foi fruto de uma investigação desenvolvida pelas universidades de Évora e Coimbra.
Projecto da exposição: Bernardo Providência
Montagem: Nuno Costa
 
A curiosidade como elemento pedagógico
 
podução / mai.'17
exibição / jun.'17 - set.'17
 
Fundação de Serralves
"A curiosidade como elemento pedagógico tema do Projeto Anual com Escolas 2016/2017 partiu de algumas questões fundamentais: o que é aprender? Qual é o papel da curiosidade no processo pedagógico? Como pode a expressão artística ser integrada na aventura da curiosidade e da descoberta?" In: Desdobrável da exposição.
 
Concepção da exposição: Denise Pollini + Cariátides Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Olaria 3.7
 
conceção / nov.'16 - fev.'17
produção / fev.'17 - abr.'17
exibição / abr.'17 - dez.'17
 
Câmara Municipal de Ovar
 
Em conjunto com Providência Design e Miguel Palmeiro, integramos a equipa responsável pelo desenvolvimento de todo o projecto expositivo, cabendo à Cariátides a responsabilidade pelo tratamento de conteúdos e acompanhamento de produção. Apresentando peças do espólio do Museu Municipal e de particulares, filmes, imagens de arquivo e entrevistas.
A exposição criou uma ligação transversal entre passado, presente e futuro revelando como o ofício da olaria, de forte tradição local, se tornou numa das industrias exportadoras do concelho.
Only You de Leonardo Kossoy
produção / mai.'16
exibição / jun.'16 - set.'16
 
[Arterial] Corpo, Cultura e Arte (BR)
 
A convite da [Arterial] Corpo, Cultura e Arte  de S. Paulo (BR)  e do CPF - Centro Português de Fotografia, fomos convidadas a produzir a cenografia e a acompanhar a montagem da exposição de fotografia “Only You” do artista visual brasileiro Leonardo Kossoy.
Nasoni Regressos
 
produção / fev.'16 - mar.'16
exibição / abr.'16 - jun.'16
Santa Casa da Misericórdia do Porto
 
Exposição de 40 fotografias do acompanhamento das obras de requalificação da Igreja dos Clérigos da autoria de Luis Ferreira Alves que testemunham o renascimento de um lugar e o regresso ao esplendor da arte de Nasoni.
A exposição esteve patente ao público no Museu da Igreja da Misericórdia do Porto.
 
Tanoaria 2.7
 
conceção / fev.'15 - dez.'15
produção / fev.'16 - abr.'16
exibição / abr.'16 - abr.'17
Câmara Municipal de Ovar
Em conjunto com Providência Design e Miguel Palmeiro, integramos a equipa responsável pelo desenvolvimento de todo o projecto expositivo, cabendo à Cariátides a responsabilidade pelo tratamento de conteúdos e acompanhamento de produção. Apresentando peças do espólio do Museu Municipal e de particulares, filmes, imagens de arquivo e entrevistas, a exposição criou uma ligação transversal entre passado, presente e futuro revelando como o ofício da tanoaria, de forte tradição local, se tornou numa das industrias exportadoras do concelho.
As imagens do Corpo
 
produção / mai.'16
exibição / jun.'16 - set.'16
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, sobre o tema: “As imagens do Corpo”.
"Desde tempos imemoriais que a imagem do corpo é espaço de projeção, palco fértil de imaginação e interrogação. (...). Que ideia temos hoje do nosso corpo? Como o representamos e sentimos? Que lugar ocupa no espaço social, natural e virtual?”  
In: Desdobrável da exposição.
 
Concepção da exposição: Denise Pollini + Liliana Coutinho
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
 
8 espaços / 7 olhares
 
produção / fev.'15 - mai.'15
itenerância / jun.'15 - set.'18
DRCN - Direção Regional da Cultura do Norte
 
A convite da DRCN, concebemos, produzimos e montámos uma exposição itinerante de fotografia em que 7 fotógrafos foram convidados a registar o “seu olhar pessoal” sobre uma das 8 catedrais do Norte de Portugal, integradas no projecto Rota das Catedrais.

Antiga Sé de Bragança - Rita Burmester;
Catedral de Bragança – Rita Burmester;
Concatedral de Miranda do Douro – Egídio Santos; 
Sé Catedral de Braga – Paulo Pimenta;
Sé Catedral de Lamego – Paulo Alegria;
Sé Catedral do Porto - Luis Ferreira Alves;
Sé de Viana do Castelo – Inês D’Orey;
Sé de Vila Real – Pedro Lobo.
Construções em trânsito
 
produção / mai.'15
exibição / jun.'15 - set.'15
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, sobre o tema: “Construções em trânsito”.
Este tema propunha “uma reflexão sobre a experiência de viver em comunidade, lançando as seguintes questões: Como se constrói uma casa? Como se constrói uma escola? Como se constrói uma cidade...” In: Desdobrável da exposição
 
Concepção da exposição: Liliana Coutinho
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Cordoaria 1.7
 
conceção / abr.'14 - jul.'14
produção / ago.'14 - out.'14
exibição / out.'14 - jan.'16
Câmara Municipal de Ovar
 
Em conjunto com Francisco Providência, Miguel Palmeiro e Mário Vairinhos, integramos a equipa responsável pelo desenvolvimento de todo o projecto expositivo, cabendo à Cariátides a responsabilidade pelo tratamento de conteúdos e pelo acompanhamento de produção.
Apresentando peças do espólio do Museu Municipal e de particulares, filmes, imagens de arquivo, entrevistas e uma aplicação multimédia que apresentava um glossário dedicado ao tema, a exposição criou uma ligação transversal entre o passado, presente e futuro revelando como o ofício da cordoaria, de forte tradição local, se tornou numa das principais industrias exportadoras do concelho. 
Serralves no bolso
 
produção / mai.'14
exibição / jun.'14 - set.'14
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, sobre o tema: “Serralves no bolso”.
“Porquê no bolso?  Porque as dimensões dos produtos a entregar no final do projecto serão de pequenas dimensões – pelo menos um deles poderá estar sempre à mão, para ser dado a conhecer aos amigos – e porque queremos que os "metam no bolso”, que usem este património de Serralves, que é essencialmente vosso, que existe para vos e nos provocar, para nos apropriarmos e cuidarmos dele.”
In: Desdobrável da exposição
 
Concepção da exposição: Liliana Coutinho, Elvira Leite e Cariátides
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Conservação e valorização da Igreja e Torre dos Clérigos
 
produção / nov.'14
exibição / dez.'14
Irmandade dos Clérigos
 
Por ocasião da conclusão das obras de reabilitação do conjunto dos Clérigos, foi produzida uma exposição onde se apresentavam fotografias e um filme onde se evidenciavam o estado de degradação dos Clérigos e os trabalhos de reabilitação  realizados por uma vasta e multidisciplinar equipa de profissionais, no tempo recorde de um ano.
Estas exposição concebida em parceria com o designer Miguel Palmeiro, fotografia de Luis Ferreira Alves e filme de 1'' filmes.
Lugares imaginários - utopia transição
 
produção / mar.'13
exibição / jun.'13 - set.'13
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves. “Este ano trabalhou-se sobre o tema: “lugares imaginários - utopia transição”.
O projecto com escolas propõe um exercício de reflexão, imaginação e representação em torno de lugares futuros, imaginados, ficcionados, improváveis, utópicos: de transição?”
In: Desdobrável da exposição
 
Exposição apresentada na sala do Serviço Educativo. 
 
Concepção: Elvira Leite em parceria com Cariátides. Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides e colaboração dos estagiários da ESEP.  
Pinturas quinhentistas da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta
 
concepção e produção / mai.'12 - jun.'12
exibição/ jun.'12 - set.'12
DRCN - Direção Regional da Cultura do Norte
 
A convite da DRCN, concebemos, produzimos e montámos uma exposição dos 16 quadros pertencentes ao retábulo da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, que tinham sido retirados do altar-mor para uma intervenção de restauro profundo.
O objectivo da DRCN foi o de poder permitir o visionamento das pinturas em condições de proximidade, antes de as mesmas voltarem para junto do altar-mor.
O meu quarto não tem paredes
 
produção / mai.'12
exibição/ jun.'12 - set.'12
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
“O tema do projecto “Quarto: lugar de abrigo, identidade, evasão”, intencionalmente provocador, propôs uma reflexão partilhada em torno da construção da identidade de crianças, adolescentes e jovens.”
In: Desdobrável da exposição
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Cidades - percursos, intervenções, afetos
 
produção / mai.'11
exibição / jun.'11 - set.'11
Fundação de Serralves
 
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
“O tema “Cidades” abriu caminho a uma diversidade de propostas e concretizações. Sair da escola constituiu um desafio e uma provocação, que deu os resultados positivos procurando envolver o sentido de projecto na relação “nós e a cidade”.
In: Desdobrável da exposição. 
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Máquinas
 
produção / mai.'10
exibição/ jun.'10 - set.'10
Fundação de Serralves
Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projecto anual com Escolas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
"Esta mostra convida o público, por um lado, à fruição das máquinas realizadas pelos jovens, e, por outro, a conhecer a parte menos visível de um processo de trabalho que visa criar uma plataforma de discussão e partilha de ideias entre o museu e a escola."
In: Desdobrável da Exposição.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Livros à solta
 
produção / mai.'09
exibição/ jun.'09 - set.'09
Fundação de Serralves
 
Exposição do Serviço Educativo sobre o tema “Livros à Solta”, apresentada entre Maio e Setembro na sala do Serviço Educativo.
“A colecção dos livros de artistas da colecção de Serralves foi o ponto de partida do Projecto com Escolas promovido pelo Serviço Educativo.”
In: Desdobrável da exposição.          
 
Os trabalhos expostos são o resultado de diferentes percursos, das interpretações dos seus autores e da orientação dada pelos respectivos professores e educadores. 
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
De que falamos quando falamos de Arte Contemporânea
 
produção / mai.'09 - out.'09
itinerância / out.'09 - jun.'10
Fundação de Serralves
No âmbito da colaboração de Serralves com as Autarquias, foi-nos encomendada a concepção e acompanhamento de itinerância de uma exposição sobre Arte Contemporânea, para ser mostrada em espaços públicos durante o Verão.
Desenvolveu-se uma proposta inédita, recorrendo a uma estrutura tubular, que revestida a tela impressa, se revelou uma solução prática, eficiente e resistente.
 
Projecto Museográfico da responsabilidade da Fundação de Serralves, Cariátides e Providência Design.
 
A exposição foi mostrada em 10 cidades.
O Espaço
 
produção / mar.'09 - jun.'09
exibição / jun.'09 - out.'09
Fundação Museu do Douro
No âmbito do programa com escolas do Serviço Educativo do Museu do Douro, produzimos a exposição com os trabalhos desenvolvidos naquele âmbito subordinados ao tema O Espaço, na sala polivalente do Serviço Educativo.
A exposição, que contemplava trabalhos em formato livro e vídeo, ficou em exibição entre Junho e Outubro. Foram igualmente produzidos cartaz, convite e brochura.
3 formas de ver
 
produção / mai.'08 - dez.'08
exibição / jan.'09
Hospital de São João
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do Hospital de S. João do Porto, fomos convidadas a produzir uma exposição que apresentou “um certo olhar” de 3 fotógrafos em torno da realidade hospitalar. Foram produzidas cerca de 34 fotografias grande formato (80x100cm), bem como catálogo e cartazes da exposição que contou com as seguintes participações e abordagens:
Luis Ferreira Alves - O sítio;
Olívia da Silva - As pessoas;
Paulo Pimenta - A espera.
 
Foi exibida na Sala Ruben A. do Centro Português de Fotografia, ficando posteriormente em depósito no Hospital de S. João.
Imagens à Lupa: documentos, reportagens e ficções
 
produção / mai.'08
exibição / jun.'08 - set.'08
Fundação Serralves
No âmbito do projecto anual do Serviço Educativo da Fundação de Serralves “Imagens à lupa”, coordenamos a produção da exposição, cujos trabalhos realizados ao longo do ano lectivo se dedicaram ao tema da imagem fotográfica e videográfica.
“As imagens apresentadas nesta exposição oscilam entre 3 pólos - documentos, reportagens, ficções - seja para comunicar uma determinada mensagem, para descrever ou ilustrar uma realidade ou para exprimir uma subjectividade.”
In: Desdobrável da exposição
 
Para a  exposição, foram agrupados e transcritos os cerca de 40 filmes recepcionados em 8 grupos.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Jardins Portáteis
 
produção / mai.'07
exibição / jun.'07 / set.'07
Fundação de Serralves
O projecto Jardins Portáteis, desenvolvido ao longo de um ano lectivo em parceria com 81 escolas do país, pretendeu sensibilizar crianças e jovens para os conhecimentos envolvidos na concepção, construção e manutenção de um jardim.
“O jardim - sistema artificial construído com materiais naturais - inscreve-se no nosso imaginário como um lugar de fruição. Fazer um jardim é um acto cultural que surge precisamente do encontro da pessoa com a natureza. O jardim é desejado, trabalhado, vivido, evocando a busca de harmonia entre as plantas, os animais, as pedras, a água ...”
In: Desdobrável da exposição.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Retratos
 
produção / abr.'06 - mai.'06
exibição / jun.'06 - set.'06
Fundação de Serralves
Dedicado à temática do “Retrato”, o projecto anual com escolas desenvolvido pelo Serviço Educativo reuniu inúmeros trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes ciclos de ensino numa exposição.
“Ao propor a temática do retrato, pretendeu-se suscitar o questionamento em torno da construção da identidade das crianças e dos jovens: a relação consigo próprios, com os outros, com a escola, com a cidade, com o mundo.”
In Desdobrável da exposição
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Colecções Imprevistas
 
produção / abr.'05 - mai.'05
exibição / mai.'05 - set.'05
Fundação de Serralves
“Coleccionar é uma forma de descobrir o mundo através de olhares que se projectam na selecção de objectos, memórias, histórias, vivências.
Colecções constitui o tema proposto como ponto de partida para o projecto realizado em parceria com Escolas ao longo do ano lectivo 2004/05.”
In Desdobrável da exposição.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Narrativas de Viagem '04
 
produção / mai.'04
exibição / jun.'04 - set.'04
Fundação de Serralves
Pelo 3º ano consecutivo, o Serviço Educativo da Fundação de Serralves convidou-nos para coordenarmos a produção da exposição, com os trabalhos das escolas que no ano lectivo 2003/04 aderiram ao projecto bianual subordinado ao tema “Viagens”.
“Nesta exposição apresentam-se os objectos reinventados pelos participantes, associados ao imaginário das viagens: envelopes e postais enviados a Serralves, sapatos de viagens imaginárias, sacos transparentes com memórias de trajectos, malas com materiais relacionados com a viagem de cada grupo, diários de bordo e palavras soltas.”
In: Desdobrável da exposição.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
Nós e o Mar
 
produção / out.'03 - fev.'04
exibição / mar.'04
ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses
Por iniciativa da Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos da Assoc. Nacional de Municípios Portugueses, concebemos e produzimos uma exposição temática intitulada “Nós e o Mar”. A encomenda incluiu investigação, produção e definição de conteúdos, concepção física e gráfica, produção e montagem in situ. Ao longo de 10 núcleos trataram-se temas tão diversos como:
”A pesca, passado e presente”;
“Actividades culturais e científicas (Museus e centros de investigação)”;
”Praias de Banhos”;
“Embarcações (tipologias, construção e reparação)”;
“Construções de beira mar (fortes, fortalezas e farolins)”, etc.
A exposição esteve patente ao público no CAE - Centro de Artes e do Espectáculo da Figueira da Foz.
Sanctus Benedictus São Bentinho
 
produção / nov.'03 - fev.'04
exibição / mar.'04 - ago.'04
IPPAR - Mosteiro de Tibães
Sob encomenda do Mosteiro de  S. Martinho de Tibães, entidade tutelada pelo IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico, foi produzida uma exposição que versava as duas facetas do São Bento: a da erudição (dos Monges) do Sanctus Benedictus, e a da devoção (popular) do São Bentinho. A exposição, com desenho de Francisco Providência foi apresentada na Sala do Recibo, e reuniu várias  peças da Arte Sacra: pinturas, esculturas, peças da Liturgia, ex-votos e ainda uma reportagem fotográfica de algumas romarias ao São Bentinho.
Para além da produção da exposição esta prestação de serviços incluiu a produção de brochura, desdobrável, postal, cartaz e convites.
Centro Histórico de Guimarães
 
produção / mai.'03
exibição / jun.'03 - out.'03
C.M. Guimarães, GTL
Por ocasião do 20º aniversário do GTL de Guimarães, e após a atribuição à Cidade da classificação de Património Histórico da Humanidade, foi realizada uma exposição sobre Guimarães a partir do olhar do Fotógrafo Luis Ferreira Alves, que tem colaborado com esta cidade desde a apresentação da 1ª candidatura à UNESCO.
A Exposição, composta por um conjunto de 26 fotografias, impressas em painéis de 80x80cm, foi montada no Edifício dos Antigos Paços do Concelho. Tendo sido inaugurada no dia em que se comemorava o 150º aniversário de elevação de Guimarães a Cidade.
 
A Cariátides teve a seu cargo o acompanhamento de impressão fotográfica e a montagem da exposição.
Narrativas de Viagem '03
 
produção / mai.'03
exibição / jun.'03 - set.'03
Fundação de Serralves
O Serviço Educativo da Fundação de Serralves convidou-nos para assegurarmos a coordenação de produção da exposição com os trabalhos das escolas de todos os graus de ensino da Região Norte que no ano lectivo 2002/03 aderiram ao projecto bianual subordinado ao tema “Narrativas de Viagens”.
No ano lectivo de 2002/03 contou com 4.200 participações.
A inauguração da exposição teve lugar no dia do Ambiente, tendo ficado patente ao público no Celeiro do Parque.
 
Montagem e produção: Serviços Educativos + Cariátides.
CESAP - 20 anos
 
produção / set.'02 - jan '03
exibição / jun.'03
Cooperativa de Ensino Artístico do Porto l Escola Superior Artística do Porto
Como termo das comemorações dos 20 anos da CESAP/ESAP, decidiu esta instituição realizar uma grande exposição geral que registasse o trabalho desenvolvido e constituísse uma base de reflexão.
A Cariátides foi contratada para assegurar a produção e montagem da exposição que se repartia em 5 grandes áreas: Arquitetura, Pintura / Escultura, Comunicação e Arte, Fotografia, Teatro / Cine Vídeo.
 
Este evento, que decorreu no mercado Ferreira Borges, para além da exposição, tinha uma programação que levou a que se instalasse um auditório fechado para projeção multimédia, uma cafetaria e um auditório aberto com capacidade para 200 lugares.
Centro Interpretativo do Mosteiro de S. João de Tarouca
 
produção / mar.'02
exibição / abr.'02 - abr.'05
IPPAR - Casa de Ramalde
Sob encomenda do IPPAR - Delegação do Norte, foi concebida e produzida uma exposição para o Centro Interpretativo do Mosteiro de S. João de Tarouca, com design gráfico de Francisco Providência.
Tinha como objectivo  informar os visitantes do Mosteiro - durante o período em que decorria o “Projecto de intervenção de estudo, restauro e consolidação no âmbito do Plano Operacional da Cultura” - do programa do projecto e dos trabalhos então em curso.
 
A exposição ficou instalada numa pequena sala existente num edifício vizinho ao complexo.
Tibães, imagens de um trabalho
 
produção / fev.'02
exibição / fev.'02 - abr.'02
IPPAR - Mosteiro de Tibães​
Sob encomenda do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, entidade tutelada pelo IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico, foi produzida uma exposição de fotografias da autoria de Luis Ferreira Alves, do restauro da Igreja de S. Martinho de Tibães com design de Francisco Providência.
 
A exposição apresentada na Sala do Recibo, ocupou uma área de 600m2 tendo o serviço incluído a produção de catálogo, desdobrável, postais, cartaz e convites.