cariátides, produção de projetos e eventos culturais ldª | Tel: 22 609 2497  |  correio@cariatides.pt  |  © 2019 Porto

  • facebook

Conservação e reabilitação do Edifício A Nacional

 

Conceção nov.'17 /  (...)

Real Added Value - Fundo de Investimento 

 

Integrando a equipa projetista liderada pela “- é + arquitectos associados” a Cariátides foi responsável pelo projecto de conservação e restauro do Edifício A Nacional, sito na Avenida dos Aliados, Porto e da autoria do Arq. Marques da Silva.

 

O projecto prevê a reabilitação exterior e interior do edifício e adaptação a habitação e serviços. 

Conservação e restauro da Igreja da Conceição Velha

 

Conceção abr.'14 / set.'14

Obra jan.'15/ set.'17

Inauguração / nov.'17

 

Irmandade da Stª Cruz e Passos 

 

Integrando a equipa projetista liderada pela “- é + arquitectos associados” a Cariátides foi responsável pelo projecto de conservação e restauro integrado a 2ª fase de intervenção no conjunto da Igreja da Conceição Velha.

Foi realizada a limpeza e reintegração cromática das paredes em fingido de pedra, o restauro do tecto em estuque e tela e o restauro dos retábulos laterais (talha, madeira policroma, pintura e escultura). Igualmente foi dado apoio na reabilitação dos rebocos interiores e exteriores das instalações anexas.

Conservação e restauro da Sede da Ordem dos Arquitectos SRNorte
 
Concepção / out.'05 - dez.'08
Inauguração / mai.'16
NPS Arquitectos Associados laª
A convite do Atelier NPS arquitectos associados, vencedor do concurso “Projecto para as novas instalações da Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos”, realizámos o projecto de Conservação e Restauro para os 2 edifícios que constituem o lote situado no nº 150 da Rua Álvares Cabral no Porto.
O projecto contempla o diagnóstico de patologias e mapa de danos, assim como a apresentação de proposta de intervenção.
A obra decorreu entre julho ‘14 e abril ’16. 
 
- Vencedor da Menção Honrosa do Prémio Vilalva 2015.
Conservação e restauro do ACAC Arquipélago Centro de Arte Contemporânea 
 
Concepção / jul.'07 - jun.'09
Inauguração / mai.'15
Governo Regional dos Açores
Integrando a equipa liderada pelo consórcio – é + Arquitectos ldª e João Mendes Ribeiro Arquitecto ldª, fomos responsáveis pelo “Projecto de conservação” do Arquipélago - Centro de Arte Contemporânea dos Açores, instalado na Antiga Fábrica de Álcool da Ribeira Grande.
No projecto foi dada grande importância às técnicas tradicionais de construção que permitiram defender  a identidade forte e complexa do lugar bem como localmente recuperar a arte de construção.
A obra decorreu entre 2012 e 2014.
 
- Vencedor do Prémio do Comité internacional da X BIAU
- Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo 2016.
- Vencedor do Prémio FAD de Arquitectura 2016.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
 
Concepção / jan.'10 - abr.'10
Conclusão / out.'11
Reitoria da Universidade do Porto
O projeto de intervenção incidiu no Palacete da Braguinha que já sofrera uma remodelação em 1957/1958 com a construção da Aula Máxima, da autoria de Octávio Lixa Felgueiras. 
O projeto visou uma reabilitação para melhoramento da eficiência energética, com a criação de novas caixilharias em madeira; aplicação de nova cobertura Substituição dos rebocos exteriores por novos rebocos à base de cal, realizados com base em análises químicas e micro-estruturais das argamassas de assentamento para confirmação das composições compatíveis.
Projecto de Interpretação de Couros
 
Concepção / jan.'10 - dez.'10
Produção / jan.'11 - abr.'11
Câmara Municipal de Guimarães
No âmbito do Projecto de Reabilitação da Zona Couros (Centro Histórico de Guimarães) desenvolvemos um projecto que, recorrendo a elementos construídos, documentais existentes (tanques, água, curtumes, histórias, fotografias, filmes antigos) propôs uma interpretação doe espaço público como elemento fundamental para a apropriação e entendimento da cidade por parte dos cidadãos.
 
O projecto desenvolveu-se em 3 fases:
1ª - pesquisa documental e iconográfica, bem como a definição do conceito  geral da experiência de couros; 2ª - produção de conteúdos e do percurso de interpretação;
3ª - projecto de comunicação, imagem e interpretação.
Conservação e Restauro na Capela Mor da Igreja da Conceição Velha
 
Concepção / mar.'05 - ago.'08
Inauguração / jun.'10
Irmandade da Stª Cruz e Passos 
 
Na sequência da aprovação do projecto de restauro da capela-mor da Igreja de Nª Srª da Conceição Velha, de autoria dos arquitectos Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos da firma “- é +”, e após parecer favorável do IPPAR, foram-nos adjudicadas as seguintes empreitadas:
 
“Conservação e restauro do conjunto retabular-mor” Intervenção coordenada pela Téc. Sup. de Conservação e Restauro Carolina Barata;
“Conservação e restauro do revestimento da capela-mor (paredes e tecto)”, intervenção coordenada pelo Téc. Sup. de Conserv. e Restauro Eduardo do Carmo.
Musealização da Fortaleza de
Nª Srª da Luz
 
Concepção / mai.'08
Câmara Municipal de Cascais
No âmbito do projecto de reabilitação da Fortaleza de Nª Srª da Luz a cargo da - é + arquitectos, a Cariátides foi contratada para conceber e coordenar o projecto de musealização do edifício. Com base no documento elaborado pela Comissão Científica que estudou a fortaleza, foi realizado um percurso interpretativo pelos diferentes espaços com vista a valorizar a leitura arquitectónica do edifício e, ao mesmo tempo, permitir contar a sua história de 6 séculos.
 
A obra não foi realizada.
Projecto de recuperação e reabilitação da Fortaleza da Nª Srª da Luz
 
Concepção / mar.'04 - dez.'04
Câmara Municipal de Cascais
No âmbito do concurso endereçado pela Câmara Municipal de Cascais ao atelier de arquitectos “-é+” a Cariátides foi convidada a integrar a equipa técnica, assegurando o projecto de especialidade de “Conservação e Restauro”.
Trata-se de um projecto de musealização da Fortaleza, recuperação dos espaços arquitectónicos e construção de um bar de apoio. Este projecto ganhou o concurso em: Setembro 2005
 
Parecer favorável do IPPAR: Fev. 2005.
 
A obra não foi construída.