cariátides, produção de projetos e eventos culturais ldª | Tel: 22 609 2497  |  correio@cariatides.pt  |  © 2019 Porto

  • facebook
Museu Escolar Oliveira Lopes
 
concepção / mai.'19 - jul.'19
inauguração / jul.' 19

C.M. Ovar

O Museu Escolar Oliveira Lopes é resultado da recolha de peças e documentos efetuada pelo antigo professor e diretor Joaquim de Almeida e Pinho, tendo como propósito a preservação e divulgação da memória e do património das Escolas Primárias Oliveira Lopes e dos seus beneméritos, através de objetos que serviram, desde 1910, para a instrução das crianças da região de Válega. Em 25 de julho de 2019, a Câmara Municipal de Ovar inaugurou as obras de reabilitação do imóvel, com uma nova exposição.

Museu do Tesouro Real
Palácio Nacional da Ajuda
 
concepção / fev.'17 - dez.'18

DGPC/Turismo de Lisboa

Em parceria com Providência Design e United by Design, Newton Consultores de Engenharia, Enes Consulting e Amplitude Acoustics, integramos a equipa que desenvolveu o projecto museográfico do Museu do Tesouro Real, instalado na nova ala poente do Palácio Nacional da Ajuda.

A Cariátides é responsável pelo tratamento de conteúdos, pela gestão de projecto (planeamento, execução e orçamentação geral) e acompanhamento de produção.

A exposição permanente apresentará o espólio pertencente ao Estado Português que reúne as Joias da Coroa e o Tesouro Real. 

em curso  

Museu da Cidade
Palácio Pimenta - Lisboa
 
concepção / jan.'15 - (...)

EGEAC

Em conjunto com o Studio Andrew Howard (design de comunicação) e João Amaral Cruz (design de equipamento) coordenamos o projecto museográfico.

A Cariátides é responsável pelo tratamento de conteúdos, pela gestão de projecto (planeamento, execução e orçamentação geral) e acompanhamento de produção.

A exposição permanente organiza-se em 30 núcleos que apresentam, através de peças, textos, sonoplastias e dispositivos interativos, a história e evolução urbana da cidade de Lisboa desde a pré-história até à Expo’98.

em curso

17.56
Museu da 1ª Demarcação
concepção / jul.'17 - fev.'18
produção / mar.'18 - jul.'18
inauguração / set.'18

Real Companhia Velha
 
Em parceria com Pitanga Design (design de comunicação e equipamento) e Mário Vairinhos (interação multimédia), coordenamos a equipa responsável pelo projeto museográfico.
Este museu, situado no Cais de Vila Nova de Gaia, conta a história cultural do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, através de um espólio documental único pertencente à Real Companhia Velha, instituição criada em 1756 pelo Marquês de Pombal.
- Vencedor do Prémio APOM 2019 Trabalho de Museografia​
- Vencedor do Prémio APOM 2019 Melhor Filme
- Vencedor do Prémio Best of Wine Tourism 2020 - Great Wine Capitals Network.
Centro Interpretativo do Vale do Tua
 
concepção / nov.'16 - ago.'17
produção  / set.'17 - dez.'17
inauguração / fev.'18
 
ADRVT - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua

Em parceria com a United by Design, constituímos a equipa que desenvolveu o projecto museográfico do CIVT, instalado na Estação Ferroviária do Tua.

A Cariátides foi responsável pelo tratamento de conteúdos, pela gestão de projecto (planeamento, execução e orçamentação geral) e acompanhamento de produção.

O Centro Interpretativo do Vale do Tua (com  projecto arquitectónico de Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho) é um espaço que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que, ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do homem.

- Vencedor do Prémio APOM 2019 Trabalho de Museografia

Centro Interpretativo
Castelo de Guimarães (M.N.1910)
concepção / fev.'15 - out.'15
produção / nov.'16 - mai.'16
inauguração / jun.'16
DRCN - Direção Regional da Cultura do Norte
 
Em parceria com Providência Design e United by Design, e sob a consultoria científica do Prof. Mário Barroca e do Prof. Luís Amaral, integramos a equipa que desenvolveu o projecto museográfico do CICG, instalado na torre de menagem do Castelo. 
A Cariátides foi responsável pelo tratamento de conteúdos, gestão de projecto e acompanhamento de produção.

A exposição, organizada em 3 pisos, revela a história das origens do Reino de Portugal no reinado de D. Afonso Henriques bem como a evolução construtiva do castelo e da cidade de Guimarães, terminando com a apresentação de vasta iconografia Afonsina. 

Casa do Conhecimento de Vila Verde
 
concepção / nov.'14 - fev.'15
produção / mar.'15 - abr.'15
inauguração / out.'15
Câmara Municipal de Vila Verde
A Casa do Conhecimento, projecto arquitectónico do arquitecto Eduardo Souto de Moura, é um espaço que surgiu para dar resposta à infoexclusão da comunidade concelhia de Vila Verde, apresentando a cultura e as tradições locais através de elementos multimediais, imersivos e interactivos. 
A Cariátides coordenou a equipa que desenvolveu o projecto expositivo (em parceria com Miguel Palmeiro Design, Mental Factory e Power Focus), sendo responsável pelo tratamento de conteúdos, acompanhamento de produção e instalação de todos dispositivos. 
Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga
 
concepção / out.'13 - nov.'14
produção / abr.'15 - dez.'15
inauguração / dez.'15
Santa Casa da Misericórdia de Braga
Com a Providência Design e Miguel Palmeiro Design, integramos a equipa que desenvolveu o projecto museográfico, cabendo-nos o tratamento de conteúdos, a gestão de projecto (planeamento e orçamentação geral) e o acompanhamento de produção. 
A exposição permanente apresenta, através de um vasto espólio artístico e documental, a história da Misericórdia de Braga, do Hospital de S. Marcos, sem esquecer a memória do Palácio do Raio, um exemplar único do barroco bracarense. 
 
- Vencedor do Prémio para Melhor Intervenção de Reabilitação Urbana de Impacto Social.
Museu do Douro
 
concepção / mai.'13 - dez.'13
produção / jan.'14 - mar.'14
inauguração / abr.'14
Fundação Museu do Douro
 
A convite da Fundação Museu do Douro, desenvolvemos e produzimos, em conjunto com a Providência Design, a exposição  permanente "Douro, Matéria e Espírito" instalada nos dois pisos do salão principal do Museu situado na Régua.
Concebida como uma grande síntese temporal e geográfica da Região Demarcada do Douro, foi pensada e estruturada como a grande “porta de entrada” para quem visita a região. 
 
- Vencedor do Prémio Best of Wine Tourism 2015 - Great Wine Capitals Network.
Exposição "Christus"
 
concepção / set.'14 - dez.'14
produção / jan.'15 - mar.'15
inauguração / abr.'15
Irmandade dos Clérigos
 
No âmbito da reabilitação do conjunto monumental dos Clérigos, foi oferecida à Irmandade pelo antiquário Dr. António Miranda uma vasta colecção de peças figurativas de Cristo que abarcam cerca de 7 séculos de história de arte religiosa.
A Cariátides foi responsável pelo projecto expositivo em parceria com o designer Miguel Palmeiro, definindo a organização dos conjuntos temáticos.
O projecto teve a coordenação museológica da Drª Isabel Fernandes com o Prof. Rui Carita, e assessoria de inventariação de Drª. Patrícia Moscoso com a Drª. Maria José Meireles.
Musealização da Igreja e
Torre dos Clérigos (M.N.1910)
 
concepção / dez.'13 - set.'14
produção / set.'14 - dez.'14
inauguração / dez.'14
Irmandade dos Clérigos
 
Com o designer Miguel Palmeiro, integramos a equipa responsável pelo projecto de musealização do conjunto arquitectónico dos Clérigos, definindo o percurso expositivo/interpretativo e acompanhando a produção da sinalética de interpretação e identificação do edifício e do seu património integrado.
De forma a valorizar a visita à torre foi criada uma exposição dedicada ao arquitecto Nicolau Nasoni e instalado um leitor de paisagem na varanda superior da torre.
- Vencedor da Menção Honrosa do prémio para Melhor Intervenção de Reabilitação Urbana de Impacto Social 2016.
- Vencedor do Prémio Vilalva 2015.
Museu do Dinheiro
concepção / abr.'10 - jul.'14
produção / set.'14 - fev.'16
inauguração / mar.'16
Banco de Portugal
 
Em conjunto com a Providência Design, Miguel Palmeiro Design e Mário Vairinhos, integramos a equipa que desenvolveu o projecto museográfico sendo responsáveis pelo tratamento de conteúdos, pela gestão de projecto, nomeadamente planeamento, execução e orçamentação geral.
A exposição permanente, instalada na antiga igreja de S. Julião, organiza-se em 10 núcleos que apresentam, através de peças, textos, sonoplastias e dispositivos interativos, a história do dinheiro e da economia.
 
- Nomeado para o prémio EMYA Museu Europeu do Ano 2017
- Vencedor prémio APOM Museu do Ano 2017
Núcleo de Interpretação da 
Muralha de D. Dinis (M.N.2011)
 
concepção / mar.'12 - dez.'12
produção / abr.'13 - abr.'14
inauguração / jun.'14
Banco de Portugal
 

Com a Providência Design e Miguel Palmeiro Design desenvolvemos o projecto museográfico do NIMDD, cabendo-nos o tratamento de conteúdos, a selecção de peças e o acompanhamento de produção de filmes e animações.

A exposição, visitável no sub solo do Museu do Dinheiro,  revela a história desta estrutura defensiva erguida por D. Dinis em 1294 para proteger Lisboa, através de peças de várias épocas históricas recuperadas em 2010 durante as obras de reabilitação da sede do Banco de Portugal e que atestam a ocupação deste lugar desde o período romano. 

Exposição permanente "Comunicar"
 
produção / mai.'12 - dez.'12
Associação Museu dos Transportes e Comunicações
 
Tendo vencido o concurso para desenvolvimento de projecto da exposição permanente do Museu dos Transportes e Comunicações, desenvolvemos, em parceria com a Designer Marta Borges, a produção gráfica e audiovisual da exposição.
Documentada por textos, filmes, entrevistas e fotos, a exposição ocupa uma área de 2.000m2, organizando-se em 5 grandes temas: Casa da Comunicação, Sentidos de Alerta, A Mensagem, Mensageiros e Bacia do Douro.
 
- Vencedor da Menção Honrosa do V Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus 2014.
- Nomeado para o prémio EMYA Museu Europeu do Ano 2014
Centro interpretativo do
Património da Afurada
 
concepção / out.'11 - jan.'12
produção / fev.'12 - jun.'12
inauguração / jun.'12
Quaternaire Portugal, Parque Biológico de Gaia
 
No âmbito do projecto de regeneração urbana da zona da Afurada, implementado pela APDL, fomos convidadas para integrar a equipa liderada pela Quaternaire Portugal, para acompanhar a produção e instalação do Centro Interpretativo do Património da Afurada, bem como dar apoio na definição do discurso museológico.
A exposição, com desenho de Francisco Providência e interação de Mário Vairinhos, exibe um espólio material, documental e videográfico diverso que recupera a memória da vida desta comunidade piscatória.
Museu de Penafiel
 
concepção / jan.'08 - out.'08
produção / out.'08 - fev.09
inauguração / mar.'09
Município de Penafiel
À Cariátides foi confiada a coordenação geral do projecto de museografia, tendo por base um acervo heterogéneo que reunia áreas como a arqueologia e a etnografia sendo responsável pela definição do discurso expositivo; selecção de peças; acompanhamento de produção de filmes; acompanhamento dos trabalhos de design gráfico e produção de  suportes expositivos; supervisão da instalação e montagem da exposição.
O projecto museográfico foi da responsabilidade da Cariátides com Providência Design tendo a colaboração de Mário Vairinhos (interacções).
 
- Nomeado para o prémio EMYA Museu Europeu do Ano 2009
- Vencedor prémio APOM Museu do Ano 2010
Centro Interpretativo do
Mosteiro da Batalha (M.N.1910 / UNESCO)
 
concepção / mar.'04 - mar.'06
produção / jan.'11 - mar.12
inauguração / mar.'12
IGESPAR, -é+ arquitectos ldª
 
Ao abrigo do concurso promovido pelo IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico - Coimbra, fomos convidadas a integrar a equipa de arquitectos vencedora “-é+ arquitectos” na parte relativa à concepção da exposição.
Ficou a nosso cargo a concepção museográfica (em parceria com Francisco Providência) e produção da exposição permanente do Centro Interpretativo, que dá ao visitante o contexto de edificação do Mosteiro e as suas mutações ao longo dos seus 6 séculos de história, através de peças, textos, imagens, multimédia e sonoplastia.