cariátides, produção de projetos e eventos culturais ldª | Tel: 22 609 2497  |  correio@cariatides.pt  |  © 2019 Porto

  • facebook
Projecto ANIMAR / ELCA
oficinas ao longo do ano
 
Concepção / jun.'09 - dez.'09
Produção / jan.'10 - jul.'11
IHRU - Iniciativa Bairros Críticos: Bairro do Lagarteiro
 
Envolvendo a Escola Básica EB/JI do Lagarteiro, realizaram-se algumas actividades ao longo do ano, destacando-se o projecto realizado em parceria com a Escola Ginasiano “Dançar cidades imaginárias”, em que professores de dança trabalharam com os alunos durante todo o ano lectivo, tendo culminado com a apresentação de um espectáculo no Teatro Rivoli.
Projecto ANIMAR / ELCA
actividades com a comunidade
 
Concepção / jun.'09 - dez.'09
Produção / jan.'10 - jul.'11
IHRU - Iniciativa Bairros Críticos: Bairro do Lagarteiro
 
Promovendo a ligação dos moradores ao bairro e à cidade organizou-se o primeiro Baile de S. João do Lagarteiro.
As decorações foram realizadas pelos moradores que, em sessões colectivas ou individualmente em suas casas, foram produzindo grinaldas.
Também a escola básica se envolveu no projecto, tendo todos os alunos participado com a realização de bandeiras.
O programa de animação foi partilhado entre todos, contando com o entusiasmo da comunidade cigana, a contratação de uma banda e a tenda das sardinhas, uma iniciativa da associação de moradores.
Projecto ANIMAR / ELCA
oficinas pontuais
 
Concepção / jun.'09 - dez.'09
Produção / jan.'10 - jul.'11
IHRU - Iniciativa Bairros Críticos: Bairro do Lagarteiro
 
No âmbito do programa interministerial de intervenção para reabilitação do Bairro do Lagarteiro no Porto, fomos convidadas a conceber um projecto de actividades culturais e coordenar a sua implementação.
Tratou-se de um projecto dirigido às várias faixas etárias de moradores, que contemplava uma forte programação de actividades a desenvolver no âmbito do projecto escolar.
Foram definidas 3 tipologias de actividades: oficinas pontuais como foi o caso do workshop de fotografia, orientado pelos fotojornalistas Paulo Pimenta e Nelson Garrido, que culminou numa exposição "Do Bairro para a Cidade", apresentada no Centro Português de Fotografia.
Programa Passe
 
Produção / out.'09 - dez.'10
Itinerância / dez.'10 - atualmente
ARSNorte - Administração Regional de Saúde do Norte. I.P.
 
No âmbito do programa PASSE, destinado ao público escolar, tendo como objectivo sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável, foram desenvolvidos uma série de 5 jogos.
Estes jogos requeriam a produção de elementos feitos à medida de alimentos com 1 metro de altura, “tabuleiros gigantes” para suporte de jogos no chão, t-shirts de identificação das turmas, coletes com representação de alimentos, “rodas da sorte” com a roda dos alimentos entre outros.
 
- Vencedor do prémio Nutrition Awards 2011 na categoria Saúde Pública.
Cascata de S. João
 
Produção / abr.'09 - jun.'09
Hospital de São João
 
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do Hospital de S. João do Porto, fomos convidadas a coordenar a instalação da tradicional Cascata de S. João, junto à entrada pública do Hospital.
A Cascata foi instalada dentro de um contentor (duplo) realizado para o efeito, tendo a sua montagem estado a cargo dos funcionários das Oficinas do Hospital.
Esta Cascata obteve o 2º lugar no Concurso promovido pela Câmara Municipal do Porto.
Oficinas de Encadernação
 
Produção / abr.'08 - mar.'10
Museu Alberto Sampaio, IPM
Fundação Serralves, Serviço Educativo
A pedido do Serviço Educativo do Museu Alberto Sampaio, Guimarães, realizamos uma oficina de encadernação dirigida aos técnicos daquele Museu.
O objectivo consistia na capacitação dos seus técnicos para assegurarem oficinas educativas no âmbito das exposições em curso.
 
Também a Fundação de Serralves nos convidou para a realização desta oficina no âmbito do projecto com escolas “Livros à solta”.
Foram abordados temas e transmitidos conhecimentos conducentes à realização de um livro, uma encadernação e uma pasta.

1/4
Apresentação pública dos projectos desenvolvidos no âmbito do programa PAGUS
 
Produção / jan.'07 - jun.'07
Evento / jul.'07
Associação de Municípios do Vale do Ave
O Programa de Gestão Urbana Sustentável - PAGUS teve por objectivo desenvolver estratégias e instrumentos comuns para a reabilitação, requalificação, gestão e desenvolvimento sustentável de Cidades com Centro Histórico da Comunidade Europeia.
A AMAVE na qualidade de líder Regional geriu a implementação de uma série de projectos no Norte de Portugal: Guimarães, Chaves, S. Tirso e Ponte de Lima. Por forma a divulgar publicamente os resultados dos projectos realizados, fomos contratadas para coordenar a publicação de brochuras, desdobráveis, uma exposição itinerante, assim como a realização de um seminário para difusão junto da imprensa dos resultados obtidos.
Extensão do Serralves em Festa
 
Produção / jun.'07
Fundação de Serralves
No âmbito da realização do Serralves em Festa ‘07 foi criado um ponto de informação e animação cultural na Avª dos Aliados e na Estação do Metro da Trindade, onde durante dois dias (2 e 3 de Junho) se realizaram uma série de eventos, funcionando como ponto de convergência da cidade e do Museu.
 
A Cariátides foi contratada para assegurar a produção e acompanhamento de todos os eventos relacionados com esta "Festa": Mareantes do Rio Douro; Pauliteiros de Miranda; Marisco Fresco (da Galiza); Dª Domicilia; Stand promocional Algeco; Autocarro STCP. 
Prática Refletida para a Reabilitação Urbana
 
Produção / fev.'06 - jan.'07
 
Câmara Municipal de Guimarães, GTL
No âmbito do Projecto Europeu PAGUS (Programa de Assistência e Gestão Urbana Sustentável) o GTL de Guimarães convidou-nos a assegurar a produção da acção “Prática Reflectida para a Reabilitação Urbana”.
Tratou-se da organização de um curso de capacitação para técnicos e empresas que desenvolvem a sua actividade na área da reabilitação e que, ao longo de 9 meses (última 5ª e 6ª feiras de cada mês), permitiu a partilha de conhecimentos entre especialistas de renome internacional e nacional, técnicos e artífices, com uma vertente teórico-prática muito reforçada.
 
http://pagusguimaraes.blogspot.com
Festa e exposição de encerramento Habitares Serralves
 
Produção / mar.'02
Exibição / jun.'02 - set.'02
Fundação Serralves
O Serviço Educativo da Fundação de Serralves desenvolve anualmente, com as escolas de todos os graus de ensino da Região Norte, um projecto de trabalho que culmina com um dia de grande festa onde se juntam todos os intervenientes neste processo.
No ano lectivo de 2001/2002 contou com 3.000 participantes.
 
A Fundação de Serralves contratou-nos para coordenar a produção da Festa, que teve lugar no dia 4 de Junho, e da exposição “Meu lugar, minha cidade - Habitares Serralves” que ficou patente ao público no Celeiro do Parque.