cariátides, produção de projetos e eventos culturais ldª | Tel: 22 609 2497  |  correio@cariatides.pt  |  © 2019 Porto

  • facebook
Levantamento do Património Imaterial dos Vales do Sousa e Tâmega
 
Investigação / dez.'11 - jul.'12
Registo / jul.'12 - dez.'13
Publicação / mai.'16
Valsousa, Rota do Românico
 
A convite da Valsousa, realizamos o levantamento para “Identificação e Estudo do Património Intangível e Vernacular” nos 12 concelhos da região Tâmega e Sousa.
O projecto previu a investigação e registo (documental, fotográfico, fonográfico e videográfico) do património, de acordo com o Decreto-Lei nº 139 de 15/6/2009, contribuindo para a preservação e promoção do legado ancestral que é transmitido de geração em geração.
Foi realizada uma selecção e reconhecimento de cerca de 75 casos, cuja expressão aborda transversalmente diferentes áreas.
Na sequência deste estudo, foram publicadas em 2016 4 brochuras dedicadas: Rio, Vale, Serra e Gastronomia.
Investigação sobre Artur Loureiro
 
Investigação / out.'09 - dez.'10
Museu Nacional Soares dos Reis
 
No âmbito da preparação da exposição retrospectiva sobre a vida e obra de Artur Loureiro, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, documental e pictórica sobre a obra deste grande vulto da pintura do Porto, que passou um período importante da sua vida na Austrália.
 
A investigação contou com a colaboração das investigadoras Andreia Magalhães e Sandra Archibald.
Elaboração científica de conteúdos para web page
 
Investigação / jul.'07 - out.'07
Museu de Portimão / Câmara Municipal Portimão
Tendo em vista a disponibilização online de duas web pages “Monumentos de Alcalar” e “Paisagem Cultural de Alvor - Monchique”, fomos contratadas para coligir, sistematizar e estruturar os seus conteúdos (património arqueológico, histórico, ambiental, informações turísticas e locais).
A informação produzida foi organizada segundo níveis de navegação, caracterizada por menus e sub-menus com links hierarquicamente estruturados, permitindo uma navegação ascendente e descendente de fácil acessibilidade.
Sinalética das Aldeias do Barrocal Algarvio
 
Investigação / out.'05 - dez.'06
Providência Design, CCDRAlg
Integrando a equipa liderada pelo gabinete Providência Design desenvolvemos, no âmbito do projecto de sinalética para as aldeias do Barrocal Algarvio, o estudo e levantamento do património arquitectónico, arqueológico e histórico das 11 aldeias contempladas no projecto.
Paralelamente à recolha desta informação de carácter cultural, realizou-se a sistematização de informação turística, toponímica e comercial por forma a integrar o plano de sinalética que previu a concepção de estandartes, placas de toponímia, placas de identificação de edifícios, mapas, brochuras, placas de orientação de percursos pedestres, entre outros elementos.
Eureka Eurocare "Bronzart"
 
Investigação / mar.'03 - jun.'06
Consórcio Internacional de Investigação / Cariátides / DEM-UM
Projecto inter-comunitário de investigação científica, onde parceiros Italianos, Austríacos, Checos e Portugueses, desenvolveram uma nova liga de bronze para a criação de réplicas de estátuas (em avançado estado de degradação), permitindo assim que os originais sejam conservados em museus.
 
A Cariátides em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho integraram este projecto, assegurando as seguintes áreas:
. levantamento de tecnologias de fundição de bronze em Portugal (tradicionais e contemporâneas);
. exposição de espécimes de ligas de bronze em ambiente marítimo (estudo e avaliação do seu comportamento).
Gramáticas de Pedra. Técnicas tradicionais de construção murária
 
Investigação / mai.'00 - nov.'02
Lançamento / jun.'03
CRAT - Centro Regional de Artes Tradicionais
Este projecto visou o estudo das técnicas tradicionais de construção em pedra utilizadas em Portugal, tendo em vista a sua divulgação junto de arquitectos, engenheiros e artífices.
O projecto organizou-se da seguinte forma: estudo preliminar das técnicas murárias tradicionais; recolha da informação bibliográfica; recolha de campo; levantamento e classificação de diferentes tecnologias construtivas; estudo tecnológico-científico, ilustração científica.
 
Autoria: Gabriella Casella
Ilustração científica: Guida Casella
Fotografia: Luis Ferreira Alves
Design Gráfico: Andrew Howard
Guia de Artesanato da Região Norte
 
Investigação / mai.'01 - nov.'02
Lançamento / abr.'03
CRAT - Centro Regional de Artes Tradicionais
Tratou-se da realização de um Guia de Artesanato sobre a produção artesanal no contexto geográfico e cultural da região norte, com o objectivo de promover a sua requalificação.
Este projecto iniciou-se com o lançamento de um inquérito a artesãos, Câmaras e outras entidades, de modo a permitir uma avaliação da sua oportunidade, tendo-se posteriormente realizado o levantamento no terreno e  o registo fotográfico das produções.
 
O Guia, com 296 pág. e 228 entidades, está dividido em 5 capítulos: Grande Porto; Litoral; Minho Interior; Trás os Montes e Alto Douro, Tabelas (Artesãos, Feiras, Festas e Romaria).
Autoria: Catarina Providência
Design gráfico: Francisco Providência.
Levantamento do Edificado da Zona-Tampão de Guimarães
 
Realização / set.'01 - mar.'02
C.M. Guimarães, Gabinete Técnico Local
No âmbito da Classificação de Património da Humanidade, a Câmara de Guimarães viu-se forçada a alargar o perímetro da zona-tampão do seu Centro Histórico.
Tornava-se assim necessário, num curto espaço de tempo, realizar um trabalho de grande rigor:
O levantamento de todos os edifícios da (nova) zona tampão do Centro Histórico  (879 registos), a sua classificação, registo fotográfico e tratamento de toda a informação numa base de dados (por nós) criada para o efeito, com a finalidade  de preparar  o projecto de elaboração de um regulamento de gestão patrimonial para a zona tampão da área classificada “Património Mundial – Centro Histórico de Guimarães”.
 
Este projecto teve a colaboração no terreno de Guida Casella.